Artigo

Angola já recebeu Mil milhões USD do FMI – confirma PR

146 Visualizações

O Presidente da República, João Lourenço, disse esta quinta-feira durante a conferência de imprensa no Palácio da Cidade Alta, em Luanda que o País já recebeu mil milhões USD do FMI.

Coube à directora-geral do FMI explicar porque é que o empréstimo passou de 4,5 mil milhões para 3,7 mil milhões USD.

A questão passa pelo “segredo das negociações”, sendo que Christina Largarde acrescentou não há nada de obscuro e que tudo será publicado em breve.

No entanto, durante as negociações chegou-se à conclusão que 3,7 mil milhões era o valor suficiente – e é mesmo o empréstimo mais elevado alguma vez concedido pelo FMI a um país da África subsaariana e com as melhores condições – para apoiar a consolidação fiscal e o não agravamento da dívida pública.

Dizer que em Agosto deste ano, o Governo pediu ao Fundo o início de discussões de um programa económico financiado ao abrigo do PFA (Extended Fund Facility – EFF, em inglês), tendo solicitado o ajustamento do programa de apoio do FMI, adicionando-se uma componente de financiamento.

Este pedido de ajuda financeira surge depois do acordo negociado pelo Executivo angolano em 2008, que culminou, em 2009, com a assinatura do acordo de assistência financeira denominado Acordo Stand-By, no valor de 1,4 mil milhões de dólares, para fazer face aos desequilíbrios da balança de pagamento, resultante da crise económica e financeira do país.

 

Fonte: Jornal Mercado

Deixe uma resposta