Artigo

Angola lança em Junho pesquisa de petróleo na bacia do Namibe

96 Visualizações

O Governo de Angola pretende lançar em Junho um concurso de prospecção de novos blocos na bacia do Namibe, disse à Lusa Agostinho Pereira de Miranda, advogado de várias petrolíferas internacionais com investimentos no país.

“Sobre os trabalhos de pesquisa e prospecção, há oito anos que não há qualquer concurso, e o primeiro vai ter lugar em junho deste ano, havendo já compromissos de princípio com pelo menos duas ‘majors’ [principais petrolíferas mundiais] que têm interesse nesses novos blocos da bacia do Namibe”, disse o sócio fundador da Miranda & Associados à Lusa.

Questionado sobre quais são essas companhias, Agostinho Pereira de Miranda disse que “de acordo com a imprensa especializada”, as duas companhias são a norte-americana ExxonMobil e a italiana ENI.

No final de Dezembro, a ExxonMobil Corporation anunciou em Luanda que vai começar a prospeção de petróleo ao largo da costa da província do Namibe este ano, de acordo com um comunicado da petrolífera estatal Sonangol.

No documento, é indicado que as duas petrolíferas assinaram um memorando de entendimento, destinado a “reforçar os acordos de cooperação já existentes” e em que é definida a “intenção” de se assinar “contratos de serviços com riscos” para os blocos 30, 44 e 45, situados na bacia do Namibe.

 

Fonte: Jornal O Mercado

Deixe uma resposta