Artigo

Angola na 61ª sessão da Assembleia geral da OMPI

82 Visualizações

Luanda – Angola participa, de 21 a 25 deste mês, em Genebra, na 61ª Sessão da Assembleia Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

O evento reserva, entre   outros   assuntos, a aprovação do  relatório  do   auditor   externo  sobre  a  OMPI, as declarações financeiras e listas de decisões adoptadas pelo Comité de Programas e Orçamento, bem como as convocações de sessões extraordinárias para 2021.

A reunião, que se realizará em formato híbrido (presencial e virtual), terá como foco principal a apresentação do relatório do director-geral   cessante, com foco aos desafios do futuro.

Angola, como Estado membro do Comité de Coordenação da OMPI e da Assembleia da União de Paris, reforça a necessidade de implementação de políticas que visem garantir o equilíbrio e a representatividade geográfica no seio do Secretariado da instituição.

No âmbito do programa de assistência técnica que a OMPI tem providenciado   aos   Estados   membros,   Angola   está   na   fase   de beneficiar   do   Apoio  Tecnológico   (IPAS),   cujo   objectivo   é   a modernização do Sistema dos Serviços de Propriedade Industrial do país, adequando-o às normas e critérios internacionais.

A OMPI criada em 1967 é uma das 15 agências especializadas da Organização das Nações Unidas com o propósito de incentivar a actividade   criativa   e   promover   a   protecção   da   propriedade intelectual   em   todo   o   mundo.  

É   também   responsável   pela transferência de tecnologia relacionada à propriedade industrial dos   países   em   desenvolvimento,   a  fim de   acelerar   o   seu desenvolvimento cultural.

A OMPI tem actualmente 191 Estados membros, administra 26 Tratados Internacionais e está sediada em Genebra, Confederação Suíça.

Fonte:

Deixe uma resposta