Artigo

Angola promove diálogo sobre Fundo Verde do Clima

43 Visualizações

Luanda – O Ministério do Ambiente promoveu, nesta quinta-feira, em Luanda, uma abordagem sobre o Fundo Verde para o Clima, destinado a auscultar as aspirações e projectos sobre o ambiente.

O Fundo Verde para o Clima (GCF)  é uma iniciativa operacional do mecanismo de financiamento da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC), cujo objectivo é apoiar os países menos desenvolvidos a investirem nas acções de baixo carbono (mitigação) e de resilicência climática ( adaptação às alterações climáticas).

De acordo com a ministra Paula Coelho, trata-se de um diálogo nacional para se encontrar uma plataforma que seja a base da mitigação e sobretudo da prevenção para que as ocorrências climatéricas tenham cada vez menos impacto nas comunidades locais.

Pretende-se ainda avaliar o potencial e contributo do GCF ao Programa Nacional de Desenvolvimento (PDN), com o objectivo de se alcançar as metas preconizadas e a criação de um grupo de trabalho multissectorial como plataforma nacional para a promoção de boas práticas e partilhas.

Paula Coelho destacou igualmente a necessidade de motivar o sector privado para proporcionar maior envolvimento no GCF, com investimento em projectos pro-ambientais, tais como a mobilização de recursos, avaliação do mercado para a implementação do modelo de economia verde e definição de modelos de parcerias público-privadas.

Recentemente, o país participou na reunião do GCF, na República da Coreia do Sul, que visou  unir líderes de financiamento climático de 100 países em desenvolvimento, bem como a liderança de mais de 50 parceiros das entidades credenciais para construir planos e programas de ambições durante o primeiro período de reposição da GFC.

Fontr: Angop

Deixe uma resposta