Artigo

Empresário quer demissão do presidente do Tribunal Supremo

48 Visualizações

O antigo proprietário da Empresa Arosfran, Francisco Dias dos Santos “Kito dos Santos”, lançou este Sábado uma campanha para a destituição do presidente do Tribunal Supremo de Angola, Juiz Rui Constantino Ferreira. A campanha vem juntar-se a outros pedidos para a demissão do juiz, mas neste caso envolve alegações de conduta ilegal enquanto advogado do empresário.

Tudo acontecequando em 2011 quando o governo angolano recebe uma nota das Nações Unidas, através do Ministério das Relações Exteriores, sobre alegadas ligações do sócio Kassim Tajideen a uma lista de terroristas do Hezbollah. Para salvar a empresa – na altura a mais poderosa na venda de bens de consumo, como arroz, massa alimentar, frescos, farinha de trigo, óleo alimentar e tantos outros – foi decidido vender a companhia.

Francisco Dias dos Santos “Kito dos Santos”, acusa o Rui Ferreira, de se ter apoderado dos imóveis da Arosfran para benefício de seus familiares. “O objectivo desta campanha é a recolha de assinatura que visa a distituição do presidente do tribunal supremo por tudo que fez e especialmente comigo e ao meu irmao em relaçao á Arosfran”, disse.

O pedido de demissão do juiz supremo será entregue ao presidente da República, à Assembleia Nacional e ao Conselho Superior da Magistradura Kito dos Santos diz que apenas agora vem reclamar a titularidade da Arosfran pela abertura que a justiça angolana tem, por isso acha importante que Rui Ferreira seja destituído da presidencia do Tribunal Supremo

Enquanto Presidente do Tribunal Supremo Rui Ferreira é igualmente presidente do Conselho Superior da Magistratura orgão com poderes de distituir o Presidente do Tribunal Supremo. A VOA tentou contactar Rui Ferreira mas não obteve qualquer resposta. Sabe-se que após a companha Kito vai fazer chegar ao Presidente da Republica, a Assembleia Nacional e ao Conselho Superior da Magistratura a petição com as assinaturas.

Comentários

REALISTA NUNCA GOSTEI DESTE BANDIDO DO PR DO TRIBUNAL SUPREMO, SENPRE DESCONFIEI DELE PESSOA FALSA APOIANTE DE JES NOS MAUS-TRATOS CONTRA O POBRE POVO ANGOLANO, ELE TAMBEM DEVE SER CRIOLO ASSASSINO, DEVE SER LEVADO AS BARRAS DO TRIBUNAL.

Abgolanos, sejemos um pouco so realistas. Mas quem libertou realmente Angola? Anteriirmente, nenhum e ninguem atrevia-se com o que temos acompanhado desde que o Jlo subiu no Poder. Tantos academicos e certos intelectuais andavam temidos e mijados. Afinal todo ser humano tem saudades da verdadeira liberdade. Exprimindo o que pensa e acha injusto. Isto faz parte da Independencia e Liberdade. Antes, era o motivo para este senhor desaparecer e ser encontrado numa cela e acusado de atentado contra o estado angola e ser constituido um processo criminal. Afinal o Jlo veio mesmo para nos libertar. Em menos pouco de 2 anos, embora a vida anda dificil, sentimos a liberdade e sem medo. E contestamos o comportamento indecoroso de todos aqueles da linha frente, que aproveitando-se dos cargos que lhes foram entregues sem meritos enriqueceram-se brutalmente e desprezaram o povo. Quem lembra-se do antigo PGR? Do antigo ministro da Saude que tanto roubou? Dos Petroleos, o Vasconselhos com bios usd no paraiso fiscal de Panama? Do Vicente Pinto de Andrade, militanre do MPLA, membro da AN, professor universitario, que abertamente disse, ter vergonha ir com marca Hyundai ir ao Parlamento? Acham mesmo que esta elite pensa no sofrimento do povo? O povo angola nasceu mesmo atrasado. Custa acreditar que estas pessoas ainda continuam a exercerem cargos e admiradas. So mesmo em Angola.
Abel Santos (Luanda): Subir na vida, passando por cima de outros tem preço, Homem da lei tambem e comerciante, grande mix. Isto nao dara em nada pelo simples facto de haver outros da mesma cupula nas Instituiçoes que deveria regular este caso, bem haja Cda Kito dos Santos.
Fonte: Jornal de Angola

Deixe uma resposta