Artigo

Governo garante reforço da manutenção das valas de drenagem

151 Visualizações

Luanda – O governador da província de Luanda, Sérgio Luther Rescova, garantiu hoje, domingo, que vão intensificar a limpeza das valas de drenagem e canais de águas pluviais, no sentido de continuar haver redução dos constrangimentos causados pelas chuvas.

A actividade que está a ser levada acabo pela Unidade Técnica de Saneamento de Luanda (UTSL), vai consistir na retirada dos resíduos sólidos nas valas, desobstrução e abertura de novas linhas para escoamento da água, de forma a se evitar inundações de residências e outras infra-estruturas.

Em declarações hoje à imprensa, após o encontro de balanço provisório da chuva de aproximadamente 12 horas, que ocorreu sábado na capital do país, Sérgio Luther Rescova, precisou que o plano de prevenção e contingência gizado pelo Governo Provincial de Luanda (GPL), para contrapor os efeitos nefastos da chuva, resultou, afirmando que o cenário poderia ser desastroso.

Reconheceu que há necessidade de continuarem a intensificar as acções da manutenção das vias de drenagem, particularmente a desobstruir as áreas onde surgiram construções anárquicas.

De acordo com dados estatísticos do porta-voz do Secretariado da Comissão Provincial de Protecção Civil, Faustino Minguês, a chuva de sábado, causou a morte de uma criança de sete anos, no Zango (município de Viana), seis famílias resgatadas no interior da residência, 208 casas ficaram inundadas e 250 famílias foram desalojadas.

Os municípios mais afectados com residências inundadas foram Cazenga, com 12, Viana (80) e Talatona (116).

Fonte: Angop

Deixe uma resposta