Artigo

Ivanka Trump pode ser a nova presidente do Banco Mundial

96 Visualizações

A notícia é avançada pelo jornal Financial Times, que inclui a conselheira da Casa Branca num lote de personalidades possíveis para o lugar, onde figuram David Malpass, funcionário do Tesouro norte-americano, Nikki Haley, antigo embaixador nas Nações Unidas (ONU) e Mark Green, líder da agência norte-americana para o Desenvolvimento Internacional.

Tradicionalmente, a presidência do Banco Mundial é exercida por um norte-americano, e a do Fundo Monetário Internacional por um europeu.

Jim Yong Kim, de origem sul-coreana, anunciou a sua saída na passada segunda-feira, e amesma terá efeitos a partir do dia 1 de fevereiro, três anos antes do final do seu mandato.

O americano, de 59 anos, foi escolhido para o cargo em 2012, durante a administração de Barack Obama, saída considerada como uma enorme surpresa, havendo quem receie que uma mudança para alguém escolhido pelo presidente Donald Trump represente uma inflexão na política da instituição, nomeadamente ao nível do financiamento de projetos para combater as alterações climáticas.

 

Fonte: Angonotícias

Deixe uma resposta