Artigo

Jonas Savimbi será enterrado a 6 de Abril

100 Visualizações

O do fundador da UNITA Jonas Savimbi será enterrado no dia 6 de Abril, em Lopitanga, na província angolana do Bié.

A informação foi avançada à VOA nesta quarta-feira, 30, por Araújo Kacyke Pena, sobrinho de Savimbi.

“Tudo está a correr bem e estamos contentes com o facto de podermos fazer o enterro no dia 6”, afirmou Pena, filho da irmã mais velha do fundador da UNITA e que tem acompanhado as negociações.

Entretanto, amanhã, o corpo de Savimbi será exumado, na província do Moxico, para a recolha de amostras para exames de DNA.

A equipa, de acordo com o Jornal de Angola, é composta por um médico legista, inspector da Saúde, representantes da Genética de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, técnicos forenses de Portugal e da África do Sul, membros da Casa de Segurança do Presidente da República e da família de Savimbi.

Os testes de DNA vão ser feitos em laboratórios em Angola, África do Sul e Portugal e devem ficar prontos num período de 15 a 20 dias.

Araújo Kacyke Pena adiantou que Jonas Savimbi será sepultado juntamente com os seus antepassados em Lopitanga, na presença de familiares e dirigentes da UNITA.

Kacyke Pena revelou que os filhos de Savimbi que estão no exterior vão participar no enterro, sendo que “um deles está aqui”.

Jonas Savimbi foi morto em combate pelas Forças Armadas Angolanas no Moxico a 22 de Fevereiro de 2002.

 

Fonte: VOA portugues

Deixe uma resposta