Artigo

“Matumbisse de Ouro” na Liga Africana

29 Visualizações

“Matumbisse de Ouro”, uma das peças de teatro mais premiadas nos últimos tempos, é exibida hoje pela Companhia Ndokweno Artes, às 20h00, na Liga Africana, em Luanda, no âmbito da programação do Circuito Internacional de Teatro.

Com texto de José Pires Gonçalves “Dhiafragma” e encenação de Pinto Nsimba “O Mestre da Escola”, “Matumbisse de Ouro”, levado à cena por 13 actores da Companhia Ndokweno Artes, é um espectáculo com uma tendência filosófica e revolucionária, no contexto moderno, da opressão colonial do continente africano, pincelando o rosto e reanalisando a tinta que foi posta nos olhos pelos autores da opressão colonial.

O espectáculo esmiúça uma série de problemas sociais que o continente berço da humanidade enfrenta, como nutrição, mortes constantes, guerras em abundância, privatização anárquica do reinado político, exploração de mineiros e a expansão de epidemias crónicas.

O desmembramento de activos de viúvas, destruição dos locais sagrados naturais por encravados em ganâncias e negação de direitos para as comunidades indígenas são também retratados na peça.

O encenador Pinto (FESTECA)disse que a peça “Matumbisse de Ouro” foi classificada como o Melhor Espectáculo de Teatro do Circuito Internacional de Teatro, em 2018, dos Globos de Ouro 2019 e no Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA) 2019. A companhia de teatro Ndokweno Artes foi fundada em 2000, em Luanda, no Instituto Superior de Artes (Isartes).

Fonte: Jornal de Angola

Deixe uma resposta