Artigo

Mudança geracional na gestão em Luanda

123 Visualizações

A ascensão de Sérgio Luther Rescova ao cargo de governador provincial de Luanda, em Janeiro de 2019, tem vindo a consumar uma mudança geracional, trazendo à ribalta do poder uma nova geração em muitos casos ainda pouco mediatizada e desconhecida pela maioria dos cidadãos. Os sinais podem ser aferidos nas várias mudanças de gestores que o homem forte de Luanda tem levado a cabo.

Cinco meses depois de ter procedido um conjunto de exonerações e nomeações de administra- dores municipais, distritais, entre outros responsáveis provinciais, o número um do Governo Provincial de Luanda (GPL) volta a operar mudanças na gestão de alguns municípios e distritos da capital, no âmbito do preenchimento de vagas e complemento dos cargos de direcções a nível dos órgãos da província, priorizando, mais um vez, quadros jovens.

Vistos agora como a nova geração com poder na gestão governativa de Luanda, os recém-nomeados apresentam várias semelhanças. Na sua maioria, têm menos de 48 anos, formação académica e já desempenharam funções de relevo em instituições públicas e privadas, associações desportivas e cívicas.

Ao que tudo indica, aos novos gestores compete “construir as pontes” e devolver a esperança, cada vez mais esmoreci- da, por uma Luanda melhor, conforme há anos anseiam os habitantes.

Empossados

Empossados na última terça-feira, 26, Auxílio Jacob passa a desempenhar o cargo de administrador municipal de Cacuaco, enquanto Nelson Lopes Funete desempenha o mesmo cargo no município do Kilamba Kiaxi.

Por sua vez, Rosa Coelho é a nova administradora do Distrito Urbano da Cidade Universitária, Joana Bernardo, no distrito do Nova Vida, Isabel Kudibeka, distrito da Vila Verde, Orlando Mabanza, distrito da Bela Vista, Arlindo dos Santos, distrito do Camama, ao passo que Nérica Ferraz é a nova responsável máxima da administração comunal da Funda.

Níria Francisco Leitão, Humberta Paixão, Edson Noy, João Nganga, Hermínio da Cruz, Edson Amado, Mário Júdice e Alexandra Fernandes, assumem os cargos de administradores adjuntos para Área Técnica, Infra- estrutura e Serviços Comunitários dos distritos e municípios do Kilamba Kiaxi, Icolo e Bengo,Viana, Talatona, Patriota, Samba, Ci- dade Universitária e Futungo de Belas, respectivamente.

Para o posto de administradores adjuntos para Área Político- social e das Comunidades, foram nomeados Tito Barreira, para o município do Kilamba Kiaxi, Gabriel Bunga, para Cacuaco e Claudineth Cerqueira, para o Talatona.

Ao nível do gabinete provincial, Mauro Alexandre Lucas foi indicado director do Gabinete de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, ao passo que Moniz Bala Pedro é o novo director do Gabinete de Recursos Humanos.

Fonte: Angonotícias

Deixe uma resposta