Artigo

PR entre as dez personalidades africanas do ano

146 Visualizações

O Presidente da República, João Lourenço, é uma das dez personalidades africanas de 2018 eleitas pelo jornal espanhol El País, numa lista em que consta, também, a ex-activista anti-apartheid, a sul-africana Winnie Mandela.

A lista distinguiu várias personalidades nos domínios da política, do desporto, meio ambiente, da filosofia, da cultura, do cinema e da defesa dos direitos humanos.

A favor do Chefe de Estado angolano pesou o facto de, em menos de dois anos de liderança do país, ter marcado distanciamento na forma de fazer política em relação ao seu antecessor, José Eduardo dos Santos.

Segundo o El País, neste período (2017-2018) João Lourenço apostou forte no combate à corrupção, incluindo nas estruturas do partido MPLA e do Governo.

O jornal destaca o estilo de governação do Estadista angolano, sublinhando que, em Maio último, chamou a atenção aos seus colaboradores para a necessidade de contenção de despesas, durante a deslocação à França.

A par de João Lourenço e Winnie Mandela, a publicação elegeu o agricultor e comerciante burquinabe, Yacouba Sawadogo, o ginecologista congolês, Denis Mukwege, o político egípcio, Al Sisi e a fotógrafa franco-beninense, Laeila Adjovi.

Completam a lista a actriz keniana, Lupita Nyong’o, a atleta Ivoriense, Murielle Ahouré, a diplomata etíope, Sahle-Work Zewde e o professor universitário, Felwine Sarr.

Recentemente, João Lourenço foi eleito Figura Internacional do Ano, pelos telespectadores da cadeia televisiva portuguesa SIC, e pelos leitores do jornal Expresso.

O Chefe de Estado angolano está no cargo desde 26 de Setembro de 2017.

 

Fonte: Angop

Deixe uma resposta