Artigo

Sem fronteiras

79 Visualizações

Angola e a África do Sul assinam hoje, em Pretória, vários acordos para dinamizar a cooperação bilateral e relançar o intercâmbio económico entre os dois países, no âmbito da visita do Presidente da República, João Lourenço.

Na sua primeira visita de Estado à África do Sul desde que foi investido no  cargo, a 26 de Setembro, o Chefe de Estado chegou ontem a Pretória, acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, para decidir com o homólogo sul-africano, Jacob Zuma, acções de cooperação a serem implementadas pelos dois países e colocar as relações económicas ao mesmo nível de excelência existente no domínio político, segundo o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

O Presidente da República faz-se acompanhar de uma delegação que integra, entre outros, o ministro de Estado para o Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior, os ministros do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, das Finanças, Archer Mangueira, da Agricultura, Marcos Nhunga, dos Recursos Minerais e Petróleo, Diamantino Azevedo, da Energia e Águas, João Baptista Borges, da Cultura, Carolina Cerqueira, e do Ambiente, Paula Coelho.

Integra também a delegação do Presidente João Lourenço, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso, e os secretários do Presidente da República.

Depois das conversações oficiais, no Palácio Presidencial, os dois Chefes de Estado vão testemunhar a assinatura de vários acordos e memorandos de entendimento. O ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, e o dos Assuntos Internos da África do Sul, Ayanda Dlo Dlo, vão rubricar o acordo de supressão de vistos em passaportes ordinários, para logo depois ser a vez dos ministros das Finanças dos dois países, Archer Mangueira e Malusi Gigaba, assinarem o acordo de assistência em matéria aduaneira. Está ainda prevista a assinatura, pelo ministro angolano do Interior e o ministro da Polícia da África do Sul, de um memorando de entendimento sobre cooperação policial.

Ainda hoje, o Presidente da República, João Lourenço, vai ser orador numa palestra sob o tema “Angola: Desenvolvimento e Integração Regional”. Antes, as delegações dos dois países, incluindo os respectivos Chefes de Estado, vão estar presentes na abertura do Fórum de Negócios – Angola e África do Sul.

Ao princípio da noite, o Presidente João Lourenço recebe o Vice-Presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa, ao que se segue um banquete oficial na residência presidencial, junto do Palácio “Union Buildings”.

Fonte: Jornal De Angola

Deixe uma resposta