Artigo

Sonangol e Total formalizam parceria para distribuição de combustíveis

163 Visualizações

A petrolífera nacional e a francesa Total assinaram em Luanda, um acordo no segmento de “downstream”, ou seja para transporte, distribuição e comercialização dos derivados do petróleo, compromisso que, no entender do presidente do conselho de administração da Sonangol, augura melhorias no sector, nomeadamente de aumento da qualidade e baixa de preços.

Com 4.500 bombas de distribuição de combustível espalhadas por todo o continente africano, a Total prepara-se para alargar essa experiência ao mercado angolano, em parceria com a Sonangol.

“A Total é mais conhecida em Angola com actividades em “upstream” [exploração, perfuração e produção] e a partir de hoje passa a ter a sua actividade também em “downstream””, destacou o presidente do conselho de administração da Sonangol, Carlos Saturnino, citado pela Angop.

Segundo o responsável, o acordo assinado com a petrolífera francesa augura que, nos próximos tempos, mais empresas venham a actuar nessa área, “visando mais qualidade e a baixa de preços”.

A abertura enquadra-se na materialização da lei da concorrência, favorecendo a liberalização das actividades no sector de “downstream”.

O processo cumpre-se através da criação de uma nova empresa, explicou Carlos Saturnino, adiantando que a nova firma foi constituída pelas duas concessionárias para actuar no mercado de distribuição de produtos refinados e actividades conexas.

 

Fonte: Jornal Mercado

Deixe uma resposta