Artigo

Covid-19: Três mortes e 108 infecções por Covid-19 em 24 horas

241 Visualizações

Três mortes, 108 novas infecções e a recuperação de 20 pacientes da Covid-19 foi o registo do quadro epidemiológico do país, nas últimas 24 horas. Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, as mortes ocorreram todas no Lubango, província da Huíla, e referem-se a cidadãos do sexo masculino com 36, 39 e 77 anos.

Em relação às novas infecções, o secretário de Estado, que falava no habitual encontro com os jornalistas sobre e evolução da pandemia em Angola, disse que dois foram identificados em Benguela e 106 em Luanda, nos municípios de Belas, Cacuaco, Talatona, Viana, Kilamba Kiaxi, Cazenga e nos distritos urbanos da Ingombota, Samba, Rangel e Maianga. 

No que diz respeito às novas infecções, Franco Mufinda explicou que 63 são do sexo masculino e 45 do sexo feminino, com idades entre um e 78 anos. Relativamente aos pacientes recuperados, referiu que um foi registado na Lunda-Sul e 19 em Luanda.  Com os dados das últimas 24 horas, frisou, o país tem 4.905 casos confirmados, dos quais 179 óbitos, 1.833 recuperados e 2.893 activos.

Deste número, 10 estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, 19 em situação grave, 45 são considerados moderados, 99 com sintomas leves e 2.720 assintomáticos.  Nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 466 doentes. Em quarentena institucional estão 688 cidadãos e 5.903 sob investigação epidemiológica. De acordo com o governante, nas últimas 24 horas nenhum paciente teve alta a nível do território nacional.

No domínio laboratorial, nas últimas 24 horas foram processadas 1.449 amostras, das quais 108 resultaram positivas. Desde o início da pandemia foram processadas 89.758 amostras, sendo 4.905 positivas. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou, ontem, 118 chamadas, sendo quatro denúncias de casos suspeitos, uma de violação do Estado de Calamidade Pública e 113 pedidos de informação sobre a pandemia da Covid-19.

Testagem em massa

Franco Mufinda lembrou que hoje, a partir das 8 horas, começam a ser testados, no Largo das Escolas, junto ao INE-Marista, os professores do ensino geral. Sem avançar o local, o secretário de Estado sublinhou que 700 funcionários da Administração Geral Tributária (AGT) vão ser também testados.

De acordo com o governante, o Ministério da Saúde prevê recolher cerca de três mil amostras, num período de dois a três dias, tendo em conta o reinício das aulas previsto para o dia 5 de Outubro. O secretário de Estado voltou a apelar aos cidadãos para o cumprimento das medidas de protecção individual e colectiva, nomeadamente o uso obrigatório da máscara facial e a lavagem com frequência das mãos com água e sabão.

Franco Mufinda destacou, também, a observância do distanciamento físico e a não violação dos cordões e cercas sanitárias.

Fonte: Angonotícias

Deixe uma resposta