Artigo

Di María dá lição sobre futebol : «Não sabem nada!»

73 Visualizações

Angel Di María surpreendeu com um impressionante texto publicado nas redes sociais onde descreve a forma como vive o futebol no seu dia a dia. Uma publicação que já leva mais de meio milhão de “gostos” e que mereceu elogios por parte de vários colegas de profissão.

O internacional argentino, que passou pelo Benfica entre 2007 e 2010, marcou este fim de semana o golo que valeu a conquista da Supertaça para o Paris Saint-Germain.

Eis a mensagem de Di María:

«O que fizeste na segunda-feira? Fui treinar.

O que fizeste na terça-feira? Fui treinar.

O que fizeste na quarta-feira? Fui treinar.

O que fizeste na quinta-feira? Fui treinar.

O que fizeste na sexta-feira? Fui treinar.

Fazemos algo juntos no fim de semana? Não posso, vou jogar.

Terminou o treino e fico parado por um momento a olhar o campo, a terra, as pedras, a relva, o sítio onde jogamos. Essa terra e essas pedras onde caímos e esfolamos os joelhos, os cotovelos, as mãos… Essa terra e essas pedras que entram nas botas e nos incomodam durante o jogo. A terra que sujou toda a casa e depois ouves a tua mãe dizer: “Tira as botas e as meias e vai direto para o duche”.

O que nos dá força para, a cada ano, começar um campeonato? Aos domingos gosto de dormir, dizem todos… o melhor é o futsal, dizem os teus amigos… Nunca estamos juntos, diz a tua noiva… pensa em estudar e trabalhar, dizem-te os teus pais. Pensas para ti e sorris. Que sabem eles o que significa para ti o futebol? Que sabem eles da tensão e dos nervos que não te deixam dormir na véspera do jogo? Que sabem eles dos jogos em que jogaste lesionado ou magoado? Que sabem eles o que sentes quando marcas um golo e os teus companheiros te abraçam desesperadamente? Que sabem eles das vezes que correste para não chegar tarde ao treino? Que sabem eles quando respiras fundo depois do treinador dar a convocatória? Que sabem eles o que é passar calor em fevereiro durante a pré-temporada enquanto os teus amigos estão de férias e curtem a vida? Que sabem eles o que é estar todos os dias com as pessoas que marcam a tua vida: os teus amigos dos sorrisos e das lágrimas? Que sabem eles das chuvadas que apanhaste enquanto treinavas?

Terra, pedras, relva, dez pessoas comigo, onze do outro lado, uma bola e um apito longo e seco. Esta é a nossa vida. O que sabem eles?

Muita gente diz que o futebol nada tem a ver com a vida. Não sei o que sabem da vida, mas de futebol não sabem nada!!»

Fonte: A Bola

Deixe uma resposta